quarta-feira, 11 de junho de 2008

JBoss Resteasy JAXRS: REST in Peace

Estou aproveitando a noite para colocar alguns posts em dia... obs.: Sport 2x0 Corinthians - Sport bate Corinthians e leva Copa do Brasil pela 1ª vez...

Em um dos dias de consultoria, retornei ao escritório para conversar com o Edgar sobre um dos projetos. Ao chegar, o vi muito empolgado com REST - (JSR 311: JAX-RS: The JavaTM API for RESTful Web Services), que está se tornando cada vez mais popular como alternativa para arquiteturas baseadas em SOAP.

É uma spec que tem por objetivo disponibilizar uma API em Java para o rápido desenvolvimento de REST ful WebServices totalmente baseada em anotações (Java 5).

No fundo, a explicação mais básica para o objetivo da API é uma forma rápida de desenvolver um retorno (que pode ser um XML, Texto, etc) sem precisar saber de Servlets ou JAX-WS, por exemplo... :) ... de forma padronizada. O que torna o desenvolvimento muito produtivo.

Atualmente para implementar REST em Java acaba sendo um pouco sofrível, e esta JSR veio para facilitar e agilizar nossa vida.

Aproveitem para ver um mini-tutorial de fácil entendimento sobre JBoss Resteasy feito pelo Edgar.

2 comentários:

Paulo Silveira disse...

muito legal o RestEasy!! Vamos ver as comparacoes com o Jersey!

Zuz disse...

Sport Sport /o/ \o\ /o/